sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fisioterapia e Terapia Ocupacional na TUSS: mais uma conquista histórica em outubro



No mês de comemoração do dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, mais uma conquista histórica foi garantida pela articulação política do Sistema Coffito-Crefitos em parceria com a Fenafisio e a Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Pela primeira vez na história, o rol de procedimentos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional foi incluído na Terminologia Unificada de Saúde Suplementar - TUSS. Até essa conquista, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais eram remunerados na saúde suplementar por procedimentos codificados em tabelas médicas.
Com a nova TUSS, a ANS reconhece que os procedimentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional serão realizados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais tendo, então, que classificar, codificar e respeitar a regulamentação dos procedimentos próprios dessas profissões. Contemplar esses procedimentos na TUSS representa uma conquista de independência profissional, garantindo a autonomia necessária para avanços nas negociações junto à Organização Panamericana de Saúde.
Na prática, haverá mais agilidade nas negociações dos honorários com as operadoras de saúde, padronização da nomenclatura de atendimentos alinhada à terminologia adotada pela Fisioterapia e pela Terapia Ocupacional e, sobretudo, a inclusão de diversos procedimentos já executados, antes não remunerados, a exemplo da consulta, do atendimento domiciliar e da consulta hospitalar.
A publicação dos procedimentos fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais na TUSS representa uma conquista estrutural que se deu a partir do trabalho do Coffito em ações conjuntas da Comissão Nacional de Honorários com a Federação Nacional de Prestadores de Serviço em Fisioterapia frente a ANS. Uma conquista da união e do trabalho articulado do Sistema Coffito-Crefitos e da Fenafisio.
Fonte: http://www.coffito.org.br/

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Coffito normatiza a prática da Espirometria pelo fisioterapeuta

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional normatizou, através do Acórdão 294/2012, técnicas e recursos próprios a respeito da legalidade da atuação do fisioterapeuta na prática da Espirometria.

Clique aqui e conheça a íntegra do Acórdão Coffito nº 294/2012.
Publicado/Atualizado em 12/11/2012 11:38:11

Principais Projetos de Lei - PL: Relacionados a Fisioterapia



No Link abaixo segue uma lista de Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional que diz respeito tanto a Fisioterapia, quanto a Terapia Ocupacional. Este documento visa informar os profissionais ligados ao sistema Coffito-Crefitos, sobre a importância do acompanhamento destes projetos para que possamos reivindicar pela aprovação ou não aprovação dos mesmos, neste documento encontramos ainda um breve parecer do Coffito sobre a concordância e discordância no todo ou em parte destes PLs. Concordei com todos os pareceres do Coffito, exceto sobre o PL 1444/2003, que trata a respeito da alteração da Lei 6316, de 17 de dezembro de 1975, a fim de dispor sobre o exame de suficiência para o exercício das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, pois entendo que tal exame irá valorizar tais profissões e selecionará os profissionais capazes em exercer a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional e tornado assim essas profissões mais respeitadas pela sociedade.

Link: http://www.coffito.org.br/PROJETOS%20DE%20LEI/Projetos%20Site%205%2011%202012.pdf

sábado, 24 de novembro de 2012

quinta-feira, 22 de novembro de 2012