quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tratamento causa 'curto-circuito' nos nevos para aliviar a dor intensa


Técnica usa sonda "congelada" que cria queimadura de gelo no nervo e interrompe o sinal de dor para o cérebro

Pesquisadores da Stony Brook Medicine, nos EUA, demonstraram que um tratamento não farmacológico pode ser eficaz no alívio da neuralgia, dor em um ou vários nervos.
A abordagem, que coloca uma pequena bola de gelo sobre os nervos danificados por meio de um tratamento minimamente invasivo de radiologia chamado cryoneurolysis, é capaz de causar curto-circuito na dor crônica causada por danos aos nervos.
O líder da pesquisa, William Moore e seus colegas aplicaram cryoneurolysis em 20 pacientes que foram avaliados através de um questionário de escala de dor imediatamente após o tratamento, durante uma semana, um mês e três meses de acompanhamento após o procedimento inicial.
A dor dos pacientes reduziu de uma média de 8 de 10 na escala de dor para 2,4, uma semana após o tratamento. O alívio da dor foi mantido por cerca de dois meses após o procedimento. A dor aumentou para uma média de 4 de 10 na escala depois de seis meses devido à regeneração nervosa.
"Neuralgia pode ser difícil de tratar, sozinhos, os medicamentos muitas vezes não ajudam a aliviar a experiência de dor intensa dos pacientes e os efeitos colaterais desses medicamentos são comuns. Cryoneurolysis é uma opção de tratamento inovadora, com um efeito que é equivalente à remoção do isolamento de um fio, diminuindo a taxa de condutividade do nervo. Poucos sinais de dor significam menos dor, e o nervo permanece intacto", explica Moore.
Como funciona
Cryoneurolysis usa uma pequena sonda, que é resfriada a menos de 50 ou 70 graus Celsius, criando uma queimadura de gelo ao longo da camada mais externa do nervo. Isto interrompe o sinal de dor para o cérebro e alivia ou elimina a dor, permitindo que os nervos danificados voltem a crescer saudáveis.
Durante o procedimento, um radiologista faz um corte na pele, perto da fonte de dor e insere uma pequena sonda. Sob orientação de imagens de tomografia, a sonda é empurrada através da pele até os nervos afetados. Resfriada com um gás pressurizado, a sonda cria cristais de gelo ao longo da extremidade dos nervos.
Segundo Moore, a cryoneurolysis geralmente proporciona um efeito analgésico que tem a duração de semanas a meses, sem danificar as estruturas congeladas. A eficácia do tratamento varia de acordo com os pacientes, dependendo do local da lesão do nervo. Nervos que respondem bem ao congelamento incluem os nervos ilioinguinal, nervos intercostais e nervos superficiais femorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário